sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Debate com prefeituráveis na Casa de Cultura

            O Presidente da AMICUS, Arquiteto Osni Schroeder, no final da tarde de ontem conduziu um esclarecedor debate com os candidatos a Prefeito de Cachoeira do Sul. 

Foto: Renato Thomsen


            Os candidatos Mariana Carlos, Oscar Sartório, Leandro Balardin e Sérgio Ghignatti expuseram seus planos de governo na área cultural e se mostraram favoráveis à criação de uma Secretaria Municipal de Cultura, assim como na preservação de nossos bens patrimoniais.

            O candidato Hilton de Franceschi não compareceu ao debate cultural por outros compromissos de sua agenda de campanha.


       
COMPROMISSOS DOS CANDIDATOS
Foto: Renato Thomsen

         

VALORIZAÇÃO DA CULTURA

            Todos candidatos foram unânimes em ressaltar a importância da Cultura de Cachoeira do Sul, na sua futura administração. 



CRIAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA

            De forma unânime revelaram apoiar a criação da Secretaria Municipal de Cultura, como forma de valorizar a cultura cachoeirense e instrumenta-la para ser a gestora de cultura do município, condição prevista no Plano Municipal de Cultura aprovado pela Câmara de Vereadores em 2015.

          A Criação da Secretaria Municipal de Cultura, além de alavancar ações direcionadas ao apoio do desenvolvimento cultural do município, seria um instrumento de busca de verbas externas para aplicação em cultura.

        Da mesma  forma, a estrutura de uma secretaria municipal ampliaria o trabalho que hoje é realizado com muitas dificuldades pelo Núcleo Municipal de Cultura, ligado ao Gabinete do Prefeito.



INOVAR NA CULTURA

        Foi firmado compromisso em busca de novas formas para a valorização da cultura, implantando metodologias modernas e adequadas.



INVENTÁRIO DE BENS CULTURAIS

        Os candidatos comprometeram-se em achar uma convivência equilibrada entre o interesse de preservação de bens culturais e o desenvolvimento imobiliário da cidade. Segundo eles é possível valorizar o acervo cultural de edificações de valor cultural, estimulando sua conservação e manutenção via incentivos públicos. 



EVENTOS

        Todos os candidatos que participaram do debate apoiam e promoverão a realização de eventos culturais tradicionais como Vigília do Canto Gaúcho, Semana Farroupilha, Feira do Livro, Carnaval e outros.



PAÇO MUNICIPAL

       Os candidatos presentes também se manifestaram no sentido de que a ocupação do Paço Municipal se dê por atividades exclusivamente culturais. A questão de localização do Arquivo Histórico, que abriga documentos raríssimos de 1820, por exemplo, que hoje está em um prédio alugado não pode estar mudando de endereço periodicamente. ele merece um endereço digno e definitivo.

            
_________________________________



Foto drone: Cristiano Skolaude


Nenhum comentário:

Postar um comentário